Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
<b>Pantanal-</b> Unemat coordena núcleos do Programa de Formação em Educação Ambiental
<b>Pantanal-</b> Unemat coordena núcleos do Programa de Formação em Educação Ambiental
06/06/2005 11:55:51
por Coordenadoria de Comunicação Social
Pantanal mato-grossense
Pantanal mato-grossense

A Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat coordena, nos municípios de Cáceres e Tangará da Serra, dois núcleos gestores do Programa de Formação em Educação Ambiental para o Pantanal, ProFEAP. Instituído pelo Ministério do Meio Ambiente, MMA por meio da Divisão de Educação Ambiental, DEA, o programa foi lançado em Mato Grosso na semana passada durante Encontro de Educadores Ambientais de MT realizado no auditório da Famato, ocasião em que a Universidade foi representada pelas professoras Solange Ikeda, pró-reitora de Extensão e Cultura e Carolina Joana da Silva, coordenadora do Centro de Pesquisa de Limnologia e Biodiversidade do Pantanal.

O propósito do programa, segundo o MMA é requalificar as políticas públicas federais de educação ambiental apoiando reflexões e ações autogeridas regionalmente voltados para qualidade de vida e do ambiente, com o objetivo de contribuir com processos de formação de educadores ambientais a partir de diferentes contextos.

Neste sentido, a Unemat desenvolve o papel de articuladora no processo de formação de educadores ambientais, seja por meio de seus cursos ou na promoção de atividades extensionistas e de pesquisa. A efetivação do ProFEAP vem sendo discutida desde o ano passado em encontros realizados pelo MMA envolvendo pesquisadores da Unemat e gestores de programas educacionais desenvolvidos pela Instituição em todos os campi.

Biomas

Inserido em um trabalho de enraizamento de educação ambiental desenvolvido pelo Programa Vamos Cuidar dos Biomas, que abrange nacionalmente além do Pantanal, os biomas Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga, o Programa de Formação de Educadores e Educadoras Ambientais inicia as experiências em consonância com o Programa Pantanal, projeto do governo federal em parceria com governos estaduais de MT e MS e outros organismos que visa promover o desenvolvimento sustentável da Bacia do Alto Paraguai por meio do gerenciamento e da conservação de seus recursos naturais.

Em Mato Grosso, a Unemat está inserida em todo o contexto regional tendo em vista sua atuação junto aos biomas Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada